Automação residencial: veja tudo o que há de mais moderno

A automação residencial é uma das facilidades que a tecnologia trouxe para a vida moderna. Com o mundo cada vez mais interconectado, era só uma questão de tempo para que os aparelhos e sistemas inteligentes fossem incorporados à rotina de um lar.

Das fechaduras inteligentes aos assistentes por comando de voz, hoje já é possível automatizar diversas soluções para tornar o dia a dia mais prático e confortável, e o imóvel mais seguro e econômico.

O que é automação residencial?

A automação residencial nada mais é do que poder monitorar, gerenciar e programar diversos eventos convencionais da casa de forma remota. É uma tecnologia que já faz parte do presente e tem ajudado muitas pessoas a terem uma vida mais confortável e prática.

Essa rede de informações inteligentes – que se conecta e troca dados – é amplamente conhecida como a Internet das Coisas (Internet of Things, em inglês). 

Como funciona um sistema de automação residencial?

Um sistema de automação residencial possibilita conectar diversos aparelhos em uma central controladora, usando uma rede de internet. Um exemplo são os aparelhos que permitem controlar toda a iluminação interna e externa, travar e destrancar as portas e ligar o ar-condicionado.

Esses aparelhos são programados para serem comandados remotamente por aplicativo de celular, teclados de parede, displays touch screen, computadores, tablets ou interface web. 

 

Benefícios da automação residencial

Além de atender às necessidades de segurança, conforto e conveniência, essas soluções são sustentáveis, uma vez que é possível ter um melhor controle sobre o uso da energia e água, por exemplo.

Quanto custa um sistema de automação residencial?

O custo da automação depende de diversos fatores, como a escolha dos ambientes, pois pode envolver processos complexos de instalação, e os tipos de tecnologias.

Fora essas questões técnicas, precisa levar em consideração os custos com mão de obra. 

Tendências em automação residencial

Saiba quais são todas as tendências em automação residencial.

Assistentes de voz

Dos computadores e celulares para dentro das residências, o assistente de voz é uma das maiores tendências de automação. Imagine chegar em casa e acionar a cafeteira apenas usando a voz?

A Google Assistente é um exemplo de ferramenta capaz de entender e responder comandos em dispositivos de áudio e vídeo. O programa permite controlar diversos aparelhos e acessórios dentro de casa por meio da voz – como lâmpadas, cortinas e robô aspirador. 

Iluminação pré-agendada

Sair cedo de casa e voltar à noite é uma rotina comum para a maioria das pessoas. Quantas vezes você teve dificuldade em abrir a porta ou sentiu insegurança pela falta de iluminação no local?

Esse tipo de automação é de grande ajuda para esses momentos, além de garantir que a lâmpada não fique acesa sem necessidade.

Multiroom

O multiroom é um sistema de som ambiente integrado em vários locais – sala, cozinha, quartos e por aí vai. Desta forma, cada pessoa pode escutar o que deseja sem a necessidade de ter aparelhos diferentes em cada lugar

Fechaduras inteligentes

As fechaduras inteligentes estão se popularizando e devem continuar como uma tendência nos próximos anos.

Os modelos podem operar a partir de sensores de presença, biometria e até aplicativos. Com esse tipo de equipamento, é possível usar um smartphone para abrir a porta.

Interatividade com os eletrodomésticos

Diversos eletrodomésticos já podem ser controlados remotamente via Bluetooth ou por assistente de voz, como o caso da Google Assistente.

 

Como fazer um projeto de automação residencial

Hoje, a automação residencial está bem evoluída e pode ser facilmente adaptada a praticamente qualquer utilidade doméstica.

Para fazer um projeto, é necessário levar em consideração alguns pontos importantes. Afinal, as possibilidades de automatizar irão aumentar ou diminuir de acordo com a situação do seu imóvel.

Algumas aplicações demandam mais estrutura para serem montadas e precisam ser planejadas durante a construção ou reforma. Mas, é perfeitamente possível começar com equipamentos e dispositivos inteligentes de fácil instalação e sincronização.

Tendo isso em mente, confira algumas etapas básicas para desenvolver um projeto de automação residencial:

1. Liste o que você gostaria de automatizar, como iluminação, áudio e vídeo, controle de temperatura, persianas, eletrodomésticos, entre outros.

2. Defina se o seu projeto vai ser pontual, apenas em alguns ambientes, ou será mais amplo. Isso é importante para determinar se você precisa de uma solução mais completa com central controladora ou aparelhos que operam individualmente.

3. Como existem inúmeras opções de automação residencial, é fundamental pesquisar e analisar se todas as informações conferem com o produto.

4. Verifique as indicações do sistema, aplicações e recomendações. É importante buscar o máximo de dados possíveis, seja na internet ou direto com o fabricante.

5. Procure empresas especializadas neste ramo para avaliar se as suas escolhas podem ser aplicadas ao seu imóvel.