Os prós e contras de trocar sua casa por um apartamento

Nesse exato momento, você está enfrentando um verdadeiro dilema: continuar morando em casa ou optar por um apartamento?

Ao planejar a compra de um imóvel é preciso ter clareza sobre essa definição. Mas antes, é preciso analisar se a sua rotina de vida é mais compatível com uma casa ou com um apartamento. Afinal, cada empreendimento tem as características e satisfaz necessidades específicas de diferentes públicos. 

É necessário fazer uma escolha. E na nossa querida capital goianiense, existe uma complexidade natural diante da disponibilidade e conveniência da geolocalização para facilitar a proximidade das áreas essenciais as famílias como saúde, educação, alimentação, cultura, dentre outros nos quais diferente de outras capitais existe um paradigma da Arquitetura Urbana em separar o zoneamento do Vertical com o Horizontal, e estamos lidando com isso constantemente. Vamos detalhar isso mais a frente neste Artigo. Talvez as suas necessidades de hoje ou até mesmo do futuro já não comportam as opções feitas no passado. 

Pode ser que você chegue à conclusão que nasceu para estruturar um lar em uma casa ou que chegou a hora de mudar os ares! 

TCI Construtora quer, portanto, te auxiliar nesse processo. Por isso, destacamos algumas vantagens e desvantagens em morar em apartamento.

Vamos juntos? MORAR EM APARTAMENTO

AS VANTAGENS

Localização – O setor imobiliário tem uma opção diversificada de empreendimentos em regiões privilegiadas, próximas de tudo gerando conveniência para toda a família, da 3º idade a Infância, do centro até mesmo nos bairros planejados. Afinal, a maioria dos nossos clientes buscam estrategicamente um lugar próximo do trabalho ou da escola dos filhos ou próximo igualmente de clínicas, hospitais e amplo comércio no entorno. Uma localização que permita reduzir o tempo no trânsito, o que gera de fato uma economia de tempo e dinheiro. Já tivemos cliente que nos relataram perder 1 dia semanal em horas úteis no trânsito só pelo deslocamento casa X trabalho x casa x atividades da família.

A escolha estratégica do seu endereço atua diretamente na sua qualidade de vida.  

Segurança – Essa temática é uma preocupação constante na vida do brasileiro. Os apartamentos entregam uma estrutura de segurança completa, como uma portaria monitorada e o controle de acesso. Além disso, já percebeu o quanto é mais cômodo e seguro receber suas encomendas e correspondências em apartamento? 

Flexibilidade na compra – É possível comprar o seu imóvel na planta ou pronto para morar. Comprar apartamentos na planta pode oferecer mais variedade na escolha em opções de unidades e andares, além de ter descontos e maiores possibilidades de negociação no lançamento. A compra de apartamento fica mais acessível para os clientes, que conseguem melhores financiamentos e uma maior flexibilidade no pagamento do seu imóvel. 

Manutenção – Todo imóvel precisa de cuidados com a sua manutenção. E no apartamento, as preocupações administrativas e operacionais ficam sob a responsabilidade do síndico, que cuida para manter o valor do patrimônio e da relação respeitosa e de boa convivência entre os condôminos. Além disso, o custo de tempo, energia e finanças nos condomínios verticais são geralmente a metade ou até bem mais benéficos na média dos custos condominais comparado aos espaços horizontais, haja visto os espaços de lazer e conforto como Jardim, Piscina, Sauna, dentre outros que oneram muito esse processo. 

Jornada familiar – É comum termos clientes buscando plantas e espaços medianos para que possa ser adaptada as diversas fases da vida: nascimento e crescimentos dos filhos, separação dos filhos por motivos de intercâmbio e matrimônio ou até mesmo a busca pela independência financeira e da vida, e qualidade de vida na senilidade recebendo os netos e os familiares que residem distante, ou seja, em diversos vértices as plantas de apartamento quando bem escolhidas são geralmente mais interessantes para os proprietários e administradores por serem mais flexíveis e otimizadas ao longo do tempo, diferente do horizontal que despende grande custos de manutenção;

AS DESVANTAGENS 

Regimento interno – Para morar em um apartamento é necessário estar atento ao documento que orienta quanto aos direitos e deveres no cotidiano do condomínio. O regimento dá informações sobre o uso das dependências comuns, orienta quanto às reformas e obras, que passam pela aprovação da administração e dá orientações quanto à permissão de animais, de poder ou não fazer locação por temporada.

Privacidade e autonomia – O desconforto com ruídos, sejam os produzidos em um ambiente interno do lar ou dos vizinhos, costuma gerar por vezes um estranhamento em quem está acostumado com casa. Afinal, os barulhos emitidos por vizinhos tendem a ser mais percebidos nos apartamentos devido ao formato da construção. Contudo, com a evolução isotérmica e das normas atuais para o Alto padrão, isto praticamente não têm ocorrido mais. É comum que os moradores se preocupem com a instalação de cortinas e persianas para transitarem mais livremente no apê sem serem notados pelo olhar alheio quando existe proximidade de fachadas com outros verticais!

Espaço reduzido – Se comparado a casa, a maioria dos apartamentos possui um ambiente mais compacto. Quem mora em casa costuma ter mais espaço de área de serviço e recepção de pessoas no espaço interno do lar. Em apartamento, é necessário otimizar da melhor forma o ambiente, com o auxílio, por exemplo, de um design de interiores. 

Clareou mais sobre como é morar em um apartamento? Esperamos que sim. Com isso, esperamos que analise a opção que irá atender ao seu perfil e estilo de vida, para assim tomar a melhor decisão.

A TCI Construtora é uma construtora que atua no mercado imobiliário desde 1987, sempre investindo em sustentabilidade e qualidade de vida. Estamos presentes também nas redes sociais Facebook, Instagram, dentre outras. Caso prefira um atendimento instantâneo, entre em contato com a nossa Central.