Como usar a Viva Magenta cor Pantone eleita para 2023?

Descobrir acerca das tendências que influenciam o estilo de vida, a cultura e o comércio a cada início de ano, é uma saga contínua que temos para a Arquitetura de Interiores. Assim, o time da TCI Cosntrutora selecionou a VIVA Magenta, cor eleita para 2023 na qual além de ser peça de moda, dominando a vitrine das lojas, será também aplicada no Design de Interiores.

Certamente, você já percebeu quando alguma coisa está virando uma tendência, pois “o que está na moda”, como se costuma dizer, aparece por todos os lados – nas vitrines, nas pessoas, na televisão, nas redes sociais. É só reparar nas cores. Sempre tem uma cor que vai predominar durante o ano todo, e às vezes até mais. 

Você sabe de onde vem essa tendência?

A Pantone, marca considerada uma referência na criação de cores, anuncia todo ano uma cor para ser fonte de inspiração e embalar as escolhas na moda, na arquitetura, design, decoração, entre outros setores, sendo a Cor do Ano Pantone 2023 – o Viva Magenta. 

De acordo com a marca, essa tonalidade vibrante e cheia de energia foi escolhida para impor força e poder, a partir de um dos corantes mais preciosos do mundo, o vermelho da cochonilha. A Cor do Ano da Pantone 2023 é o Viva Magenta 18-1750 traz a essência brilhante e forte desse corante. 

A Pantone começou a divulgar essa tendência em 1999, sendo que a ideia era mostrar ao mundo que a cultura global se expressa e se reflete através da cor. Tanto que é que até hoje a cor escolhida pela marca tem o poder de impactar diversas empresas e consumidores. 

No release de divulgação, a Pantone explica o objetivo de eleger todo ano uma cor: “é uma cor que veremos cruzar todas as áreas do design, uma cor que serve para a expressão de um mood ou de uma atitude por parte dos consumidores, uma cor que irá reverberar em todo o mundo, uma cor que reflete o que as pessoas estão buscando, uma cor que pode ser a resposta em relação àquilo que elas estão buscando e necessitando”.

As cores não funcionam apenas para decorar um ambiente, elas têm o poder de transmitir sensações. A técnica conhecida como Cromoterapia é muito utilizada para combinar cores considerando os estímulos que cada uma pode proporcionar, inclusive é usada para aumentar o bem-estar, o conforto e estimular diversos outros sentimentos.

Analisando a Cor do Ano Pantone 2023, o Viva Magenta é uma cor quente e, por isso, é estimulante e chamativa. Ela impõe personalidade na decoração e pode ser usada sem medo em combinações elegantes. Confira dicas de experts de como usar um tom vibrante no décor.