TCI

Inúmeros estudos tem sido desenvolvidos com o intuito de se desvendar as tendências de comportamento para o mercado de imóveis no Brasil e em Goiás.

Como o cenário imobiliário não existe desvinculado do cenário econômico, é preciso considerar algus números relevantes:

Segundo dados oficiais divulgados pelo Governo do Estado, de 1999 até os dias atuais o PIB de Goiás saltou de R$ 14 bilhões para R$ 150 bilhões, principalmente em função da implementação de uma política de intercâmbio comercial com diversos países.

Este cenário de crescimento fomentou a criação de mais de 1 milhão de empregos, sendo que 250 mil deste total, foram ampliados nos últimos 4 anos.

Goiás é um estado que cresce acima da média nacional, tanto em termos de incremento do PIB quanto da geração de postos de trabalho. Em 2012, segundo o IBGE, enquanto o PIB goiano cresceu 5,7%, o índice na média do País foi de 1%.

Outro dado importante para se perceber o potencial do mercado de imóveis de nossa região é o índice de valorização do preço do metro quadrado dos apartamentos nos últimos 12 meses: entre 12,96 e 18,95.

Para se perceber a relevância deste índice, basta imaginar que se o comprador adquire seu imóvel no lançamento, levando-se em consideração o ciclo de construção que geralmente gira em torno de 36 a 40 meses, na entrega do edifício, a valorização do investimento deve girar em torno de 60%.

A maior ou menor valorização depende de inúmeros fatores relativos ao crescimento econômico, política de preços, localização, preço mais atrativo no lançamento e posicionamento de marca da construtora.

A maioria doa analistas específicos deste mercado, tem demonstrado uma visão otimista, especialmente pelo fato do imóvel representar um tipo de investimento bastante convencional, que tem como principal diferencial o lastro e a segurança para o comprador.*

*Veja no link abaixo, uma entrevista do jornalista, especialista, em mercado - Ricardo Amorim: http://ricamconsultoria.com.br/news/entrevistas/retomada_ venda_de_imoveis_confianca_economia_brasileira